Cadastro de Artigos

 

O Cadastro de artigos é uma das vigas mestras do EmpresaUtil, pois ele trata de informações que geralmente tem um peso muito grande em qualquer empresa que possui estoque, seja ele de mercadorias, de material de consumo, de produto produzido ou matéria prima.

Neste cadastro são registradas todas as informações padrões sobre os artigos além de permitir a definição e configuração de outras de acordo com a necessidade de cada um. Associados a este cadastro existem diversas tabelas com várias informações complementares e definições sobre tributos e cálculos para apuração de custos.

A seguir relacionamos as principais características do cadastro de artigo:

Tipo de Artigo: Há muitas facilidades para registrar todas as contas a receber.

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 1- Estoque: Este tipo é usado para artigo normal que pode ser estocado e permite todas as transações de entrada e saída de estoque.

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2- Não Estoque: Para artigo que não é estocado. Possui todas as características do artigo tipo 1, mas não possui controle de estoque. Pode ser comprado e vendido, registrado custo, preço de venda, registrar venda média, entre outros.

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4- Kit: Este tipo é similar ao tipo 1, mas um kit é um conjunto de artigos. Quando é feita uma operação de entrada ou saída de um kit, todos os itens que o compõem são movimentados automaticamente;

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5- Grade: Este tipo também é similar ao tipo 1, mas possui um controle anexo, para permitir a divisão do saldo do estoque em várias partes. Por exemplo: Em Calçados, confecções e outros, o mesmo produto possui vários números, várias cores, tipos, etc. Neste tipo é registrado somente um produto no cadastro, mas o estoque é distribuído dentro da grade.

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9- Comentário: Este tipo é usado para permitir colocar mensagens entre os artigos nas notas fiscais. Não possui controle algum e não aceita preços, nem quantidades.

Grupo/Subgrupos: Os produtos podem ser organizados em grupos e subgrupos de acordo com o interesse do usuário.

Código configurado: O código normal do artigo pode ser configurado com máscara variável, indicando grupos e subgrupos. Agora ampliado, podendo ter até 30 caracteres.

Vendável: Você pode indicar se o produto é ou não vendável. Este recurso é interessante quando é necessário registrar produtos somente para consumo interno.

Ativo ou desativo: Um artigo pode ser desativado temporariamente, inclusive se tiver saldo. Enquanto ele estiver desativado não pode ser movimentado.

Unidades de medidas: O artigo pode ter quantas unidades de medidas forem necessárias. Cada unidade pode estar relacionada com qualquer outra unidade e o próprio sistema controlará a relação que existe entre elas. Na realidade, para o mesmo artigo é possível manter o saldo do estoque em mais de uma unidade. A seguir algumas situações possíveis:

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O artigo tem mais de uma unidade com saldo sincronizado: Por exemplo: uma barra de ferro pode ter o seu estoque controlado em quantidade de barras e em peso. Neste exemplo, quando houver uma movimentação por barra o sistema automaticamente ajusta o peso e vice-versa;

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O artigo tem mais de uma unidade com saldos independentes: Por exemplo: o produto é armazenado em caixa com doze unidades, mas nas áreas de venda o mesmo produto é armazenado em unidades. Neste exemplo, o sistema mantém o saldo do estoque nas duas unidades, de modo que ao efetuar uma consulta, é mostrado qual é o saldo em cada uma das unidades e na movimentação o sistema pedirá a indicação de uma das duas unidades, para realizar a operação.

Origem e categoria: Além dos grupos e subgrupos, os artigos agora podem ser classificados por Origem e categoria.

Estoque mínimo e máximo: São definidos em dias ou em quantidade. Quando em dias a quantidade fica automática e muda de acordo com a venda média do produto. Agora também pode ser definido por filial.

Local de armazenagem: Agora Você pode cadastrar todos os locais onde os seus produtos podem ser armazenados e com isto tornar mais fácil a sua localização.

Comissão de vendas: Agora é possível registrar especificamente para o artigo, um valor ou um percentual fixo para comissão de venda.

Tributação: A definição dos tributos incidentes sobre o artigo agora foi ampliada, abrangendo todas as particularidades estabelecidas para cada Estado.

Anotações: Em textos livres tanto para compra como para venda.

Preços: A quantidade de preços de venda registrados no cadastro de artigos foi ampliado, agora o usuário determina quantos desejar. Para cada preço é possível estabelecer várias configurações, tais como: período de validade, em que filial pode ser aplicado, entre outros.

Reajuste de preços: Todas as alterações de preços ficam registradas, de modo que a qualquer momento é possível visualizar um histórico das mudanças de preços.

Fornecedores do artigo: Para cada artigo é possível indicar um número ilimitado de fornecedores. Caso o fornecedor possuir um código próprio para o artigo, este código também pode ser registrado no sistema e servirá de acesso para o acesso no registro das operações de compra e pedido ao fornecedor.

Códigos de acesso: O artigo pode ter inúmeros códigos de acesso: código numérico reduzido; código normal configurado; código de barras; código do artigo no fornecedor (um para cada fornecedor); código de barras vinculado a item de grade; código de barras vinculados ao lote de produção ou período de validade; ou outros códigos criados a critério do usuário.

Similares: É possível registrar todos os produtos que são similares ao artigo e para cada um existe uma área específica para registrar informações sobre a similaridade.

Kit de produtos: Este recurso permite que sejam agrupados vários artigos, para serem comercializados juntos, como se fosse um único artigo, mas o controle do estoque é feito individualmente. Por exemplo: cesta básica, cesta de natal, kit limpeza, entre outros.

Vendas Perdidas: Permite o registro das vendas perdidas e o motivo da perda. Esta informação permite ao usuário criar estatísticas das suas vendas perdidas para eliminar o problema.

Consignação: Controla todos os produtos de terceiros que está em consignação dentro da empresa, assim como controla todos os produtos que a empresa envia em consignação para terceiros.

Recursos Adicionais:

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Campos livres: Totalmente remodelada, agora sem limite de tamanho de campo ou de quantidade de campo, podendo acrescentar inclusive campos texto. Significa que Você pode acrescentar ao banco de dados, quantas informações adicionais necessitar.

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Foto do produto: A foto do produto agora é armazenada dentro do banco de dados, dispensando a necessidade de manter arquivos paralelos.

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Som do produto: Um som (WAV) pode ser associado ao produto. Este som, normalmente é tocado em consultas através de terminais multimídia.

Grade de produtos: Este recurso permite que sejam registrados vários níveis de grades de produtos, com várias opções de controle e consultas.

 

 

 

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