Como Escolher um Protocolo para o FlashFiler

 

Mais informações:

Protocolo IPX/SPX

Protocolo de rede TCP/IP

Conclusão

 

Este documento tem por objetivo lhe dar algumas dicas de como escolher um dos protocolos para que o Sistema com o FlashFiler possa funcionar perfeitamente na sua rede.

O Servidor FlashFiler aceita os protocolos IPX/SPX ou TCP/IP.

Protocolo IPX/SPX

O protocolo IPX/SPX foi desenvolvido pela NOVELL para ser usado com o servidor NOVELL-Netware. É um protocolo muito rápido e geralmente é usado em conexões do Windows com o servidor NOVELL.

Geralmente, quando se instala uma nova placa de rede num equipamento com o sistema operacional Windows, o próprio Windows reconhece esta placa, mas independente disto sempre é possível selecioná-la manualmente. Uma vez instalada a placa, o próprio Windows também se encarrega de inserir os protocolos “NetBEUI” e “IPX/SPX” e os Clientes para “Rede Netware” e para “Rede Microsoft”.

Para uma estação Windows se conectar a um servidor NOVELL-Netware é necessário usar o protocolo IPX/SPX. No entanto, nas versões mais recentes do Netware também é possível estabelecer esta conexão usando o protocolo TCP/IP, (O Netware não aceita o protocolo NetBEUI).

Já para se conectar a um servidor Windows é possível usar qualquer protocolo (NetBEUI, IPX/SPX ou TCP/IP), dependendo apenas da configuração no servidor.

Para se conectar a uma outra estação Windows, podem ser usados os protocolos (NetBEUI ou TCP/IP). Mas quando estiver usando o protocolo TCP/IP é necessária uma configuração adequada para isto. Vide mais detalhes mais adiante.

Se Você possuir os sistemas operacionais NOVELL-Netware, Windows NT Server, Windows 2000 Server ou Windows XP Server, em regra geral não terá grandes dificuldades para configurar o protocolo IPX/SPX e fazer a sua rede funcionar corretamente. Caso contrário a sua única opção para operar em multiusuário é TCP/IP.

Se for possível, de preferência ao IPX/SPX, pois é muito mais rápido do que o TCP/IP. Mas se não for possível não precisa se preocupar, pois o TCP/IP é protocolo que todas as redes do mundo o aceitam e com certeza terá uma evolução muito maior. Se desejar conhecer um pouco mais sobre este assunto visite o site <http://www.helmig.com/j_helmig/indexghi.htm>.

Nota: O FlashFiler não executa no servidor NOVELL-Netware. Mas a base de dados pode ser armazenada nos discos compartilhados do Netware

« topo »

Protocolo de rede TCP/IP

O FlashFiler pode usar um endereço de IP estático ou dinâmico tanto nas estações quanto no servidor. Entretanto, se o Servidor do FlashFiler não tiver um endereço fixo para o IP, quando tentar rodar o Sistema numa estação este ficará sem saber onde se conectar e terá que perguntar ao usuário. Obviamente o usuário terá que ser capaz de identificar qual é o servidor certo para se conectar. Achamos que esta é uma opção difícil e passível de se cometer muitos erros. Portanto, para evitar isto sugerimos usar endereço de IP fixo, tanto para o servidor quanto para as estações.

Como fazer isto? (texto adaptado do site <http://www.helmig.com/j_helmig/tcpip.htm>)

Vamos tentar explicar isto em poucas palavras, mas é necessário que Você saiba alguns detalhes básicos sobre o assunto, pelo menos para que Você seja capaz de entender a configuração básica que deve ser feita no seu Windows. Existem centenas de livros nas livrarias e milhares de páginas na internet que lhe ajudarão a conhecer um pouco mais sobre TCP/IP.


Endereço de IP

Cada placa de rede ou outro equipamento de rede já vem com um endereço único (Ethernet-address) de 48 bits (os primeiros 24 bits indica o fabricante e os outros 24 bits corresponde um número único para o equipamento dentro do fabricante).

Uma rede local (LAN) é configurada com os protocolos NetBEUI ou IPX/SPX, e usa estes endereços das placas para identificar cada estação da rede. Em função disto, não há necessidade de configurar manualmente os endereços da rede.

Mas o TCP/IP foi desenhado grandes redes “Wide-area-network (WAN)”, com capacidade de continuar funcionando mesmo que parte da rede não esteja funcionando ou não esteja conectada.

O TCP/IP usa um endereço numérico de IP de 32 bits. (Para que seja fácil memorizar, ele é estruturado em 4 partes separadas por ponto (exemplo: 192.168.10.1), onde cada parte pode ir de 0 a 255, entretanto, há restrições em usar os números ‘0’ e ‘255’).

Quando estiver configurando uma pequena rede particular, Você pode usar qualquer endereço de IP e a seqüência de números de IP é atribuída pelo administrador da rede. Mas se Você estiver conectado na internet o seu provedor de acesso determinará um endereço de IP para Você.

Mesmo que a rede não esteja conectada na internet, está se tornando comum nas empresas, criarem redes particulares usando seqüências de endereço de IP. Para isso, foi reservada uma faixa de endereço, especialmente para ser usada nestes casos: 192.168.x.y, onde x=sempre um mesmo número para todos na rede e y=diferente/único número em toda a rede. Procedendo desta maneira, será possível no futuro, conectar sua rede particular na internet sem ter que re-configurar tudo.

Uma pequena rede de 3 estações usaria:


Você deve configurar este endereço de IP nas propriedades do protocolo de TCP/IP.

Feito isto em todas as estações a sua rede deve funcionar. Lembre-se que precisará reiniciar o Windows, todas as vezes que efetuar qualquer mudança.

O comando PING, disponível no Windows, é o mais comum para testar se tudo está funcionando. Após reiniciar o Windows, abra uma janela DOS no PC#1 e digite o comando: ping 192.168.10.2
. Este comando enviará um pacote de mensagem para o endereço de IP informado, que é o PC#2 e se toda a rede estiver configurada corretamente o PC#1 receberá uma resposta semelhante à mostrada na figura a seguir. Repita este teste para todas as estações que configurou:

Se Você recebeu a resposta acima, aparentemente a sua rede está OK.

Mas se a resposta foi diferente ou semelhante à figura abaixo, é provável que haja algo errado:


Se você recebeu uma mensagem semelhante à mostrada acima é provável que haja algo errado nos seus equipamentos, na sua rede ou na sua configuração. Verifique tudo: placas, cabos, conexões, hubs, switch, etc,.

Caso estas orientações não sejam suficientes para lhe ajudar a configurar a sua rede, sugerimos contatar algum técnico de sua confiança que tenha experiência em instalar e configurar redes.

« topo »

Conclusão

Quando a sua rede estiver funcionando corretamente, o passos a seguir ajudarão a configurar o Sistema no seu servidor.

Se Você ainda não instalou o Sistema, durante a instalação é possível selecionar o protocolo. Feito isto, o próprio instalador se encarrega de efetuar as todas as configurações necessárias para a correta execução do Sistema.

Se Você já instalou o Sistema e pretende mudar o protocolo que está configurado é necessário executar o programa USCOMMS.EXE. Este programa ajusta as configurações internas do FFServer.exe e as configurações internas do Sistema.

Execute o FfServer.exe no servidor.

Faça a instalação nas estações.

Entre no Sistema.

« topo »

 

 

 

 

comercial@utilsoft.com.br