Navegação:  Arquivos Gerais > Cadastro de Artigos >

Características dos Artigos

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

O Cadastro de artigos é uma das vigas mestras do EmpresaUtil, pois ele trata de informações que geralmente tem um peso muito grande em qualquer empresa que possui estoque, seja ele de mercadorias, de material de consumo, de produto produzido ou matéria prima.

Neste cadastro são registradas todas as informações padrões sobre os artigos além de permitir a definição e configuração de outras de acordo com a necessidade de cada um. Associados a este cadastro existem diversas tabelas com várias informações complementares e definições sobre tributos e cálculos para apuração de custos.

Tipo de Artigo: Os Artigos são classificados por tipo para permitir processos diferenciados durante a movimentação de estoque. Os tipos são os seguintes: 1-Estoque; 2-Não Estoque; 3-Kit; 4-Grade e 9-Comentário.
Grupo/Subgrupos: Os produtos podem ser organizados em grupos e subgrupos de acordo com o interesse do usuário.
Código configurado: O código normal do artigo pode ser configurado com máscara variável, indicando grupos e subgrupos. Podendo chegar até 20 caracteres.
Vendável: Você pode indicar se o produto é ou não vendável. Este recurso é interessante quando é necessário registrar produtos somente para consumo interno.
Ativo ou inativo: Um artigo pode ser desativado temporariamente, inclusive se tiver saldo. Enquanto ele estiver desativado não pode ser movimentado.
Unidades de medidas: O artigo pode ser armazenado e controlado em várias unidades de medidas.
Origem e categoria: Além dos grupos e subgrupos, os artigos também podem ser classificados por Origem e categoria.
Estoque mínimo e máximo: São definidos em dias ou em quantidade. Quando em dias a quantidade fica automática e se ajusta de acordo com a venda média do produto. Também pode ser definido por filial.
Local de armazenagem: É possível cadastrar todos os locais onde os produtos podem ser armazenados e com isto torna-se mais fácil a sua localização.
Comissão de vendas: É possível registrar especificamente para o artigo, um valor ou um percentual fixo para comissão de venda.
Tributação: A definição dos tributos incidentes sobre o artigo abrange todas as particularidades  legais estabelecidas para cada Unidade da Federação.
Anotações: Em textos livres tanto para compra como para venda.
Preços: É possível incluir quantos preços de vendas necessitar para cada artigo. Para cada preço é possível estabelecer várias configurações, tais como: período de validade, em que filial pode ser aplicado, entre outros.
Reajuste de preços: Todas as alterações de preços ficam registradas, de modo que a qualquer momento é possível visualizar um histórico das mudanças de preços.
Fornecedores do artigo: Para cada artigo é possível indicar um número ilimitado de fornecedores. Caso o fornecedor possuir um código próprio para o artigo, este código também pode ser registrado no sistema e servirá de acesso para o registro das operações de compra e pedido ao fornecedor.
Códigos de acesso: O artigo pode ter inúmeros códigos de acesso, tais como: código numérico reduzido; código normal configurado; código de barras; código do artigo no fornecedor (um para cada fornecedor); código de barras vinculado a item de grade; código de barras vinculados ao lote de produção ou data de validade; ou outros códigos criados a critério do usuário.
Similares: É possível registrar todos os produtos que são similares ao artigo e para cada um existe uma área específica para registrar informações sobre a similaridade.
Kit de produtos: Este recurso permite que sejam agrupados vários artigos, para serem comercializados juntos, como se fosse um único artigo, mas o controle do estoque é feito individualmente. Por exemplo: cesta básica, cesta de natal, kit limpeza, entre outros.
Vendas Perdidas: Permite o registro das vendas perdidas e o motivo da perda. Esta informação permite ao usuário criar estatísticas das suas vendas perdidas para eliminar o problema.
Consignação: Controla todos os produtos de terceiros que está em consignação dentro da empresa, assim como controla todos os produtos que estão fora da empresa em consignação ou outras necessidades.
Recursos Adicionais:
oCampos livres: É possível incluir Campos Adicionais de qualquer tipo ao cadastro.
oFoto do produto: A foto do produto é armazenada dentro do banco de dados, dispensando a necessidade de manter arquivos paralelos.
oSom do produto: Um som (WAV) pode ser associado ao produto. Este som, normalmente é tocado em consultas através de terminais de consultas multimídia.
Grade de produtos: Este recurso permite que sejam registrados vários níveis de grades de produtos, com várias opções de controle e consultas.

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?caracteristicas_dos_artigos.htm