Navegação:  LojaUtil - Automação de Lojas > LojaUtil - Guia de Referência > Procedimentos Fiscais >

Evolução Histórica dos Equipamentos

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

A evolução e expansão das relações comerciais em todo o mundo gerou a necessidade de criação de um instrumento mais eficiente para controlar as diversas transações diárias (venda) realizadas pelo comércio.

Inicialmente, utilizou-se desde blocos de argila, até chegar ao registro em papel, que serviam tanto para o controle do comerciante como do consumidor, e uma caixa de madeira ou uma gaveta para guardar o dinheiro.

Posteriormente, surgiram outros equipamentos que vieram auxiliar o comércio, como a máquina de somar e a máquina de calcular. A partir de então, surge o primeiro equipamento colocado em um ponto de venda com a finalidade de controlar as operações comerciais.

Em 1878, nos Estados Unidos, surge a primeira Caixa Registradora, inventada por James e John Rutty. Este equipamento destinava-se a atender às necessidades de controle do dinheiro recebido pelas vendas efetuadas pelos estabelecimentos comerciais.

Esta primeira Caixa Registradora parecia um relógio e possuía dois ponteiros: um que indicava os centavos e o outro, os dólares; duas fileiras de teclas, representando valores e dois discos somadores que totalizavam as vendas registradas.

Com o aparecimento de diferentes formas de transações comerciais (vendas à vista, a crédito, etc.), a Caixa registradora precisou evoluir. Na década de 70, surgiram as Caixas Registradoras Eletrônicas (CRE) e os primeiros Terminais Ponto de Venda (PDV), utilizando leitores de códigos de barras (scanners) e canetas ópticas.

No Brasil, em 1949, a Loja Sears, no bairro do Paraíso, na cidade de São Paulo, foi a primeira loja a instalar equipamentos com finalidade fiscal, operando com o sistema "self-selection". A partir daí, na década de 50, com o aparecimento dos primeiros supermercados e com a introdução do auto-serviço em outros ramos varejistas, começaram a surgir os primeiros fabricantes nacionais de Caixas Registradoras.

Em 1976, foram instalados os primeiros sistemas de Terminais de Ponto de Venda (PDV) no Brasil e, por volta dos anos 80, surgiram os primeiros fabricantes nacionais de Terminais Ponto de Venda (PDV).

A utilização dos equipamentos de automação comercial, CRE e PDV, introduziu profundas alterações nas atividades econômicas, através de inovações baseadas no processamento de dados e no controle das informações. Tornou-se possível a implantação de um moderno sistema de documentos, permitindo a simplificação do cumprimento das obrigações fiscais.

A adoção desses sistemas, cada vez mais necessários ao comércio, levou as autoridades fiscais a concluir que esses equipamentos poderiam ser um importante instrumento de apoio à fiscalização, desde que seu uso fosse devidamente regulamentado.

Assim, no Brasil, foram elaborados, em nível nacional, convênios fiscais que normalizaram a utilização desses equipamentos, bem como os requisitos necessários para controle da operação de ICMS.

 

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?evolucaohistoricadosequipamentos.htm