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Implantação do faturamento

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O objetivo principal deste item é lhe sugerir uma seqüência lógica de procedimentos a serem adotados na implantação do faturamento, bem como, acrescentar alguns comentários e considerações que nos foram passadas pelos nossos usuários, as quais poderão lhe auxiliar nesta tarefa.

Não pretendemos, neste item, repetir o que já está explicado em itens específicos neste manual, vamos citar e tratar cada procedimento de forma genérica, sem nos alongar nos detalhes operacionais de cada um.

O Faturamento é uma processo que envolve muitas informações que precisam estar previamente preparadas ou ajustadas para que se atinja o objetivo final da emissão dos documentos. O sistema bastante flexível e com a definição de alguns parâmetros é possível adaptá-lo às mais variadas particularidades. Mas mesmo assim é necessário fazer algumas adaptações nos procedimentos operacionais da empresa para que possam abastecer o sistema de informações corretas, e conseqüentemente, obter resultados precisos e no momento certo. Estas adaptações não tem nada de complicado e nem vai mudar significativamente a rotina de trabalho da sua empresa, mas é evidente que um mínimo de organização no trato com as informações que diz respeito ao Faturamento, deve existir.

A seguir enumeramos alguns passos a serem seguidos para efetuar uma implantação do sistema:

1.Transações. A grande maioria das configurações para o faturamento estão organizadas em transações. É necessário criar uma transação para cada tipo de documento que desejar emitir. Entre em <Configurações/Transações> e selecione a operação desejada e analise cada um dos parâmetros. O sistema já vem com algumas transações que você poderá usá-las como exemplo.
2.Layout dos documentos. O sistema possui dois montadores de documentos, um para documentos texto (impressora matricial) e outro para documentos gráficos (laser e jato de tintas) entre em <Ferramentas/Montador de documentos>, e monte um layout para cada documento que deseja emitir. O sistema já vem com alguns layouts prontos como exemplos, se preferir use algum destes como guia para criar os seus. Este processo é trabalhoso mas é simples. Na dúvida pressione a tecla <F1> para um auxilio imediato ou consulte o capítulo Layout de Documentos deste manual.
3.Tabela de preços e comissões. Entre em <Arquivos/Tabelas de estoque e faturamento/Preços e Comissões>, e configure: as tabelas de preços que deseja usar; os percentuais de comissões dos vendedores; e os controles que deseja fazer para cada tabela de preços.
4.Tabelas de tributação. Para que os cálculos dos impostos que incidem sobre os produtos e serviços que serão faturados estejam corretos é necessário realizar verificar e ajustas as tabelas de tributação: configurações de ICMS; Configurações do IPI; Configurações de ISS (para quem fatura serviços); Definição de outros tributos; e alíquotas de ICMS por Estado. Verifique no apêndice deste manual as fórmulas padrões que são usadas pelo sistema, é possível que uma fórmula que você acha que é especial já é assumido como padrão no sistema.
5.Cadastro de artigos. Cadastre todos os produtos que serão faturados e vincule cada um deles à uma tabela de Tributação.
6.Cadastro de clientes. Cadastre todos os seus clientes ativos, ou se preferir, cadastre-os no momento do faturamento.
7.Cadastro de serviços. Se houver faturamento de serviços é necessário cadastrar cada um dos serviços e realizar as configurações dos tributos incidentes sobre os serviços. Observe, também que alguns dos tributos dos serviços dependem de algumas configurações no cadastro de clientes.
8.Teste as configurações. Na prática, após a execução dos passos anteriores, o sistema já está pronto para iniciar o processo de faturamento. Mas antes de iniciar efetivamente o faturamento sugerimos fazer alguns paralelos. Ou seja, faça o sistema emitir, por exemplo, algumas notas que já foram emitidas pelo seu processo anterior e confira todas as informações.
9.Faturar. Para realizar o faturamento você tem alguns caminhos. No caso de vendas, você tem as seguintes opções: a partir orçamento de vendas; pedido de cliente e Vendas. Para qualquer outra operação você tem a opção da Ordem de Faturamento. Independente a opção escolhida o processo inicia solicitando a transação desejada. Digite todas as informações solicitadas. Pressione a tecla <F1> para as dúvidas imediatas. Após a confirmação das informações o sistema registra a operação, monta os documentos, atualiza o estoque e os registros fiscais, de acordo com as configurações das transações.

 


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