Navegação:  LojaUtil - Automação de Lojas > LojaUtil - Guia do Usuário > Operações do Supervisor >

Inclusão e Configuração de Caixa

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Para que um caixa possa ser operado e controlado pelo sistema é necessário que ele seja incluído e configurado. Para isto, entre na opção Arquivos/Caixas. Esta opção abre um scroll relacionando todos os caixas já existentes. Para alterar algum, posicione o cursor sobre o desejado e pressione a tecla <enter> e para incluir um novo, pressione a tecla <Insert>.

Tanto para alterar quanto para incluir um caixa, uma tela é aberta (figura 7.1), apresentando todas as configurações dos equipamentos que fazem parte do caixa e as definições dos critérios operacionais para as vendas. As definições sobre as vendas são copiadas, automaticamente, dos parâmetros genéricos. Para não repetirmos o que já tratamos no capítulo Parâmetros, procuramos tratar, neste capítulo, somente das configurações de equipamentos e algumas definições específicas dos caixas.

 

Figura 7.1 Configuração de caixa

Modelo da impressora fiscal. Neste campo é aberto uma janela relacionando todas as impressoras que o sistema já possui drive de comunicação, informe o número correspondente. Caso a sua não esteja relacionada é porque ela não possui drive, entre em contato com o revendedor autorizado para obter mais informações.

Alguns procedimentos necessários para o funcionamento da impressora, estão descritos nas telas de ajuda, pressione a tecla <F1>, na primeira tela aparece os nomes das impressoras, posicione o cursor sobre o nome do modelo da sua impressora e pressione a tecla <Enter>, aparecerá outra tela dando informações especificas da sua impressora, informando inclusive sobre configurações físicas no equipamento e execução de programas especiais fornecidos pelo fabricante da impressora.

COM. Porta de comunicação serial (COM 1, 2, …), onde estiver ligada a impressora fiscal. Esta informação é requerida, somente se estiver utilizando impressora fiscal e ainda assim não são todas que a necessita. Certifique-se de que esteja informando a porta certa, pois uma informação errada, pode causar instabilidade no funcionamento operacional do seu equipamento.
Número do cupom. Esta informação é requerida somente se o sistema estiver operando com impressora comum. Informe o número do último cupom emitido. O número do próximo cupom será obtido somando-se 1 a este número.
Número do caixa. Se estiver utilizando impressoras fiscais o número do caixa já vem configurado pelo fabricante e está registrado na memória fiscal da impressora, obtenha este número e informe-o aqui. O número informado aqui, em hipótese alguma pode ser diferente do que está registrado na memória da impressora.

Caso esteja utilizando uma impressora normal, local ou da rede, este número pode ser qualquer um, mas sempre com o cuidado de nunca ter mais de um caixa com o mesmo número.

Número da estação. Quando o ambiente operacional é uma rede local, cada estação da rede possui um número. Este número é criado por qualquer um dos sistemas UtilSoft, versão multiusuário e fica registrado no arquivo de configuração de redes (USNETLOG.DAT), portanto, é possível que uma mesma estação possa ter número diferente dependendo da base de dados que esteja usando. Por exemplo: se o mesmo caixa, ora acessar uma base dados "A" e ora acessar base "B", é muito provável que este caixa tenha um número de estação "X", quando acessando a base "A" e tenha outro número, quando acessando a base "B".
Para obter o número correto da estação, execute o ACDOS no equipamento onde funcionará o caixa, ele abrirá uma janela avisando que o caixa não está incluído e informa o número da estação.
Data da última abertura. Mostra a data da última abertura do caixa.
Destino dos Cupons. Esta informação somente é requerida, quando estiver utilizando uma impressora comum. Os números <1, 2 e 3> envia o cupom diretamente para a impressora informada, esta pode ser local ou da rede e a letra <D> envia o cupom em modo de impressão para Disco e pode ser impresso em qualquer momento.
Possui gaveta dinheiro. As gavetas normalmente são ligadas nas impressoras fiscais e os comandos que acionam a abertura da gaveta, também são controlados pela impressora. Em função disto, esta informação é requerida somente se estiver utilizando uma impressora fiscal.
As demais informações. Como: Sempre pedir quantidade; permitir alterar preço unitário; permitir desconto sobre um produto; permitir desconto sobre o total; pedir número de série da nota; número de série padrão; pedir código do vendedor; vendedor padrão; pedir código do cliente; cliente padrão; utilizar tabela de preços; utilizar código do produto; filial para atualização de movimento; COM para leitor serial; nome de pagamento; troco máximo; limite p/sangria; CPF do cliente; agência de cheque e emitir cupom adicional; normalmente são assumidas, automaticamente, a partir dos parâmetros genéricos, as quais, já tratamos no capítulo Parâmetro deste manual, mas se desejar que algumas destas configurações seja diferente de um caixa para outro, modifique-as, da maneira que desejar.
Tipo de teclado. Neste campo é aberto uma janela relacionando os tipos de teclados que o sistema já possui drive de comunicação, informe o número correspondente. Caso o seu não esteja relacionado é porque ele não possui drive, entre em contato com o revendedor autorizado para obter mais informações.

Alguns procedimentos necessários para o funcionamento do teclado, estão descritos nas telas de ajuda, pressione a tecla <F1>, na primeira tela aparece os nomes dos teclados, posicione o cursor sobre o nome do modelo do seu teclado e pressione a tecla <Enter>, aparecerá outra tela dando informações específicas do seu teclado, informando inclusive sobre configurações físicas no equipamento e execução de programas especiais fornecidos pelo fabricante do teclado.

Caso esteja utilizando teclados convencionais, informe 0 (zero) e não há necessidade de configuração adicional.

Diretórios da base local. O AC possui recursos para assegurar que os caixas não fiquem parados em caso de problema de comunicação entre o caixa e o servidor da rede. Para utilizar este recurso é necessário ter uma base de dados, pelo menos com o cadastro de artigos e a configuração do caixa, no disco local do caixa. A opção "Atualizar artigos locais" do módulo esporádicas do ACSUP, quando carregado no caixa, atualiza o cadastro de artigos local a partir da base da rede, da mesma forma atualiza todos os movimentos que estiverem gravados na base local e ainda não foi atualizado na rede.

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?inclusaoeconfiguracaodecaixa.htm