Navegação:  UtilBI - Business Intelligence > Introdução > Visão Geral do UtilBI >

Onde esta tecnologia pode lhe ajudar?

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Suporte a decisão

Uma das formas de entender um ambiente de suporte a decisão, é compreender como a área de tecnologia da informação está desenvolvida.

Obrigatoriamente, as empresas são divididas em três camadas: a operação, a gerência e a direção. Na operação residem às atividades cotidianas que não podem parar, aconteça o que acontecer. Na gerência, estão as atividades que requerem mais planejamento, porém com um pé ainda na operação, procurando sempre formatos de trabalho que resultem em mais produtividade e menos custo. Na direção, estão as tarefas associadas ao entendimento da empresa em seu habitat: análise de seus clientes, concorrentes e fornecedores, sempre em busca de novas formas de superação.

Figura 1: Mapa da tecnologia Utilsoft nas empresas

Figura 1: Mapa da tecnologia Utilsoft nas empresas

 

Estes três níveis geralmente são informatizados, contudo é preciso ficar claro o papel da tecnologia em cada um deles é diferente.

Na operação, a tecnologia é utilizada como ferramenta de controle. Os sistemas transacionais, tais como: aplicativos de Gestão Empresarial, os ERP ou outros aplicativos integrados, se encaixam exatamente, nesta área. Deve-se controlar com exatidão, segurança e agilidade assuntos como manufatura, emissão de notas fiscais, entrega de produtos, contas a pagar e a receber, transações bancárias, entre outros. Com o passar do tempo, o banco de dados passa a assumir um aspecto de “base de conhecimento”, pois toda experiência adquirida a respeito dos hábitos dos clientes, rentabilidade, ciclos de pagamentos e recebimentos, passam a fazer parte do capital da empresa. A operação está diretamente focada na sobrevivência dos processos e fará tudo para que estes continuem existindo. A operação deve trabalhar com eficiência, perguntando-se: estamos fazendo certo as coisas?

Na gerência, a tecnologia tem um papel tático, as ferramentas para geração de relatórios, são de grande utilidade aqui, pois a tomada de decisão está num estágio intermediário entre os pólos estruturado (operação) e sem estrutura (direção). A gerência não trabalha mais com dados, mas sim com informação, e sua ação volta-se tanto para a sobrevivência, quanto para a evolução do negócio. A gerência deve atuar como agente controlador da operação, garantindo que a matéria-prima (os dados operacionais) seja gerada constantemente, e como agente fornecedor de informação para a direção.

No topo da hierarquia, a direção tem funções estratégicas, destinadas basicamente à evolução do negócio. Sua função consiste em criar processos que serão executados pela operação e controlados pela gerência. Com a cadeia produtiva em perfeito funcionamento, a direção não trabalhará mais com dados, tampouco com informação, mas sim com conhecimento, e suas ações serão direcionadas para a eficácia, onde a pergunta chave é: estamos fazendo a coisa certa? Aqui as ferramentas de Business Intelligence serão de grande ajuda para suportar as funções da diretoria.

O UtilBI foi desenvolvido para suportar as funções da direção (que são gerentes, diretores ou altos executivos), levando em conta que estas pessoas tem uma alta capacidade de síntese e abstração, que dificilmente irão se preocupar com eventos pontuais (como o erro da nota fiscal número 1051 ou a entrega de determinado cliente) e que não tem tempo de analisar imensos volumes de dados.

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?ondeestatecnologiapodebi.htm