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Processo de Importação de Artigos

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Como vimos no item anterior, ao acionar a rotina de "Importa no Cadastro de Artigos", a partir do menu de artigos, o sistema mostra numa janela no vídeo, uma relação dos layouts de arquivos que já existem. Selecione o layout que deseja utilizar na importação e pressione a tecla <Enter>.

Selecionado o layout, o sistema mostra em uma janela, o nome que você deu ao layout e faz a seguinte pergunta "Deseja modificar o layout?", responda "N", e forneça as demais informações solicitadas, as quais descrevemos a seguir:

Nome do Arquivo. Informe o nome completo do arquivo (Drive, Diretório, nome e extensão), onde estiverem armazenadas as informações que serão importadas.
Número da Filial. Informe o número da filial. Esta informação é solicitada somente se você estiver importando Custo de reposição.
Data Base para Importação. Informe a data base para a importação no formato (DDMMAA). Esta data é pedida para as importações de artigos, preços de venda e custo de reposição.

A importação das informações do cadastro de artigos é seqüencial e interativa, ou seja, a cada registro que o sistema busca no arquivo de origem, as informações são mostradas na mesma tela que é usada para incluir o artigo.

Como vimos acima o sistema trata quatro tipos de informações na importação, no entanto, permite a importação de um tipo de cada vez. Isto significa que se você precisar importar a Tabela de Grupos e as informações dos Artigos, será necessário: primeiro efetuar a importação da Tabela de Grupos e depois repetir o processo para as informações dos artigos.

O processo de importação, permite a inclusão e ou alteração de artigos e grupos. Os procedimentos adotados são os seguintes:

1.Quando estiver importando Artigos, é verificado se já existe o artigo que recebeu do arquivo de origem. Não existindo, o sistema assume que deve incluí-lo. Mas se o encontrar, o procedimento é assumido como se fosse uma alteração daquele artigo. Em qualquer uma das duas situações é pedida a sua confirmação para efetivar o processo. Vide mais adiante, as opções disponíveis para a confirmação.
2.Assim como é feito com os Artigos, a importação de grupos e subgrupos passa pelas mesmas verificações e tem as mesmas orientações.
3.Já a importação de Custo de Reposição e de Preços de Venda o processo só é executado se o artigo existir.

Ao completar as informações do artigo ou do grupo na tela, o sistema verifica a sua existência e faz uma das seguintes perguntas:

Confirma a Importação? <Sim/Não/Altera/Todos> :. Esta pergunta é feita somente quando não foi encontrado o artigo ou grupo, dependendo do tipo de informação que estiver importando, e foi assumido como uma inclusão do registro. Portanto, esta pergunta somente ocorrerá, quando estiver importando artigos ou grupos. Você tem quatro respostas possíveis, as quais descrevemos a seguir:
o"S" (sim). Significa que as informações recebidas estão OK e você está confirmando a importação.
o"N" (não). Será ignorado o registro que recebeu do arquivo de origem, embora não tenha sido encontrado um artigo ou grupo na base de dados.
o"A" (altera). Com esta resposta o sistema posiciona o cursor sobre o primeiro campo da tela e permite que sejam alteradas as informações recebidas antes de serem incluídas no cadastro.
o"T" (todos). Esta resposta faz com que todos os próximos registros de artigos ou grupos recebidos do arquivo de importação sejam assumidos como se estivessem OK e que não será necessário pedir confirmação um por um.
Confirma a Alteração? <Sim/Não/Altera/nEnhum/Todos> :. Esta pergunta é feita somente quando foi encontrado o artigo ou grupo, dependendo do tipo de informação que estiver importando, e foi assumido como uma alteração do registro. Você tem cinco respostas possíveis, as quais descrevemos a seguir:

o         "S" (sim). Significa que as informações recebidas estão OK e você está confirmando a alteração a partir da importação.

o"N" (não). Será ignorado o registro que recebeu do arquivo de origem, a alteração não se efetivará.
o"A" (altera). Com esta resposta o sistema posiciona o cursor sobre o primeiro campo da tela e permite que sejam alteradas as informações recebidas antes de serem efetivadas no cadastro.
o"E" (nenhum). A partir desta resposta o sistema ignorará todas as próximas alterações que estiverem presentes no arquivo de origem. Esta opção é importante, quando estiver fazendo inclusões de artigos ou grupos e deseja que seja ignorada a importação dos artigos ou grupos que já existem.
o"T" (todos). Esta resposta faz com que todos os próximos registros de alteração de artigos ou grupos recebidos do arquivo de importação sejam assumidos como se estivessem OK e que não será necessário pedir confirmação um por um.

Havendo alguma anormalidade nas informações é gravado um relatório contendo as ocorrências da importação. Ao encerrar a importação o sistema lhe perguntará se deseja listá-lo ou não. Este relatório ficará gravado no diretório "\UTILSOFT\TRABALHO" com o nome "FTREL-O.LST", a exemplo do que ocorre com os demais relatórios do sistema, você poderá encontrá-lo através da opção de "Listar Relatórios Prontos" do módulo de resultados, vide capítulo 9 do guia do usuário. A seguir descrevemos as ocorrências possíveis:

Código de Artigo Inválido. Significa que o código de artigo fornecido no registro de importação é incompatível com a máscara do código do artigo.
Código de Grupo inválido. Significa que o código do grupo que está importando é incompatível com a máscara do código do grupo.
Artigo inexistente. Significa que está tentando importar preços ou custo de reposição para um artigo que não existe no cadastro.

 


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