Navegação:  Últimas Atualizações > Versões anteriores >

Versão 2.30

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

Novidades da versão 2.30

 

A versão 2.30 das soluções EmpresaUtil e LojaUtil foi lançada no dia 13 de setembro de 2007. Nesta versão, foram efetuadas diversas melhorias nos produtos, as quais estão relacionadas abaixo.

 

Alteração do Gerador de Relatórios.

Foi realizada uma mudança no gerador de relatórios, visando torná-lo ainda mais fácil e intuitivo, permitindo que os próprios usuários criem facilmente qualquer tipo de relatório no sistema. Trata-se da definição dos "Tipos de Relatórios". Agora, o usuário pode escolher dentre mais de 30 tipos de relatórios pré-definidos no sistema, e acrescentar neles quaisquer informações, desde que estejam relacionadas com o assunto do relatório.

 

gerador_tipos_relatorios

Figura 1: Tipos de relatórios no gerador.

 

Livro Fiscal SAPI/MG.

Destinado a contribuintes de ICMS enquadrados no regime "Simples Minas", o SAPI tem a função de apurar o imposto a pagar e gerar a respectiva declaração mensal (DAPI Simples). Esta funcionalidade foi desenvolvida nos sistemas Utilsoft, visando atender aos clientes do estado de Minas Gerais. Veja abaixo na Figura 1 o menu do sistema, com a opção de geração dos livros fiscais modificada.

 

menu_sapi

Figura 2: Menu do sistema mostrando opção para geração do SAPI/MG.

 

Para atender a legislação do SAPI, foram também criados alguns parâmetros. Veja abaixo, na Figura 2, e tela para parametrização da geração dos Livros Fiscais, mostrando a opção para gerar o registro 88SP02.

 

parametros_sapi

Figura 3: Parametrização do sistema para geração do SAPI/MG.

 

Diversas correções nos livros fiscais.

Foram efetuadas diversas correções no layout dos livros fiscais, visando atender a algumas situações específicas sobre o Registro de Inventários, e foram melhorados alguns tratamentos da Redução Z, tornando a integração do caixa mais automática com a retaguarda.

 

Modernização do UtilFV.

O UtilFV (solução em Palm Top para automatizar a força de vendas) foi completamente reestruturado. Agora é possível utilizar o software totalmente integrado com os smartphones que rodam o sistema operacional PalmOS, tais como a linha Treo, por exemplo (vide Figura 3).

 

treo_680

Figura 4: Palm Treo 680, um dos últimos smartphones lançados pela Palm, já com suporte ao UtilFV.

 

Na prática, isto significa que o vendedor pode incluir e transmitir o pedido diretamente através do smartphone, utilizando-se de uma conexão GPRS (para as redes GSM) ou EDGE (para as redes CDMA). O vendedor consegue ainda consultar informações sobre a carteira de pedidos, duplicatas em aberto dos clientes que serão atendidos, e ainda, receber mensagens diretamente no Palm, geradas pela retaguarda, com informações sobre promoções, por exemplo. A atualização das informações no Palm também pode ser feita remotamente, ou seja, quaisquer atualizações de preços, ou inclusão de novos clientes, podem imediatamente ser disparadas para a equipe de vendas, que recebe a informação atualizada no Palm, sem a necessidade de deslocamento até a sede da empresa. Vide abaixo uma relação das principais mudanças:

 

Alterações realizadas no software de retaguarda:

 

oNo momento de realizar o recebimento dos pedidos do palm na retaguarda, a gravação do pedido foi otimizada, tornando possível o tratamento da parametrização definida na transação do pedido, como por exemplo, a reserva de estoque. Foi reavaliada também a gravação e o cálculo de impostos (ICMS e IPI) do pedido de clientes, de forma que ele fique completamente pronto para ser faturado.
oFoi criada uma interface para realizar o envio de mensagens para os vendedores.
oA rotina de recepção dos pedidos do palm foi ajustada para que, caso haja pedidos de um dos vendedores que tenha sido transmitido com problemas, devido à queda de sinal da rede de celular, ou mesmo o término da bateria do aparelho, a recepção não seja interrompida, fique travada, ou receba arquivos corrompidos.
oA geração e preparação dos dados para os Palms foi melhorada e simplificada, agora todo o processo é executado em apenas uma opção do sistema.
oÉ possível selecionar quais filiais o vendedor terá acesso no palm, desta forma, é possível disponibilizar uma ou mais filiais, individualmente, para cada vendedor realizar os pedidos.

 

Alterações realizadas no software do Palm:

 

oO trâmite de arquivos entre o Palm e a retaguarda agora é realizado através de arquivos compactados, visando otimizar a taxa de transferência dos dados, e minimizar os custos com a transmissão.
oÉ possível selecionar a unidade de medida para realizar a venda no Palm, de acordo com configurações das unidades de medida relacionadas, registradas natabela de unidades de medida dos artigos.
oO vendedor recebe na tela do Palm um aviso, caso ocorra problemas na transmissão dos pedidos devido à queda do sinal do celular.
oAs telas de consulta dos dados do cliente e dos produtos foram reavaliadas, e foram incluídas algumas informações adicionais.
oFoi realizado um tratamento para limitar o desconto no Palm, de acordo com as parametrizações da tabela de preços e comissões.

 

Baixa de lançamentos e realização de previsões no fluxo de caixa.

Agora é possível realizar baixas de receitas ou despesas, e até mesmo a realização de previsões, diretamente no fluxo de caixa. Com esta funcionalidade, tornamos a vida do administrador financeira muito mais simples, pois praticamente tudo que ele precisa está no fluxo de caixa, simplificando ao extremo a administração do caixa da empresa.

 

fluxo_caixa

 

Figura 5: Tel do fluxo de caixa, mostrando as novas opções, para a realização de baixa do lançamento e da realização de uma previsão diretamente a partir do fluxo de caixa.

 

Múltiplas unidades de medida.

Esta novidade vem atender uma solicitação de grande parte dos clientes, que é permitir que seja selecionada a unidade de medida no momento de efetuar a movimentação do estoque. Através de parametrização nas unidades de medida, agora é possível criar unidades relacionadas, e no momento da movimentação do estoque ou do faturamento, o usuário pode selecionar uma das unidades de medida, e efetuar a entrada da quantidade de acordo com a unidade selecionada. A Figura 5 mostra um exemplo de unidades relacionadas. Note que a unidade "UNIDADE" é relacionada a outras duas unidades: "CX12" e "CX24".

 

criacao_unidade_relacionada

Figura 6: Criando unidades relacionadas.

 

O saldo do estoque será sempre  controlado na unidade principal, porém, é possível, através de consultas no cadastro de artigo, simular o saldo físico do estoque em qualquer uma das unidades de medida relacionadas ao produto em questão. A Figura 6 ilustra a consulta do saldo do estoque, calulado na unidade principal, e dando opção para consulta simulada nas duas unidades relacionadas.

 

consulta_unidades_relacionadas

Figura 7: Consulta do saldo dos artigos nas unidades relacionadas.

 

Variáveis do Histórico Padrão da Contabilização da Receita ou Despesa.

Com esta implementação, torna-se possível utilizar as variáveis D002, D003, D009, D017, D018, D019, D022, D030, D039 e D249, que são as informações do lançamento financeiro que está sendo realizado pelo usuário, para preenchimento automático do Histórico Padrão do lançamento contábil.

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?versao_0230018.htm