Navegação:  LojaUtil - Automação de Lojas > LojaUtil - Guia de Referência > Planejamento Técnico do Sistema >

Visão Geral do Software Aplicativo

imprimir esta página Página anteriorReterna ao nível anteriorPróxima página

O software aplicativo é composto de vários módulos que oferecem as ferramentas necessárias para viabilizar o processo de gestão das informações que serão armazenadas e tratadas no banco de dados da loja. Eles incluem tanto os softwares de frente-de-caixa (vendas, cupons fiscais, orçamentos, estatísticas, tira-teima, etc.) quanto de retaguarda (administração dos estoques, livros fiscais, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, controle de recebimentos, bancos, compras, estatísticas de vendas, conciliação de contas, etc.).

O volume de informações gerado numa loja, mesmo as pequenas, é tão grande, que se não houver uma padronização e uma completa integração entre os módulos do software, é praticamente impossível administrá-las. Isto significa que a equipe do projeto, tem que utilizar de muito mais critérios ao avaliar que conjunto de software adquirir para seu sistema. Esses critérios incluem:

Automação inteligente para uso facilitado. Primeiramente o computador fez as coisas possíveis, em seguida fez melhoras no seu uso tornando aquelas tarefas básicas mais acessíveis. Os avanços nas formas de uso fizeram as tarefas ficarem ainda mais fáceis tornando-as muitas vezes automáticas. Hoje em dia, um pacote de software integrado precisa ser inteligente e, automaticamente, executar e atender as funções requeridas. Com o pacote integrado certo as pessoas podem "delegar" tarefas para o computador como nunca fizeram antes.
Consistência para facilitar o aprendizado. Hoje em dia as pessoas estão usando simultaneamente mais aplicativos em seus computadores. Isso aumenta a necessidade de uma maior consistência entre os diversos aplicativos. Um pacote de produtos que funcionem de forma integrada e se pareçam entre si permite às pessoas aprender mais rápido, reduz o treinamento e os custos de suporte, além de ajudar a usar seus aplicativos conjuntamente. Para oferecer um benefício real, deve existir total consistência entre os produtos, inclusive os menus, a estrutura dos mesmos, as caixas de diálogo, teclas de atalho e comandos comuns, etc.
Integração dos diversos aplicativos para maior produtividade. A integração em um pacote significa que duas ou mais aplicações podem trabalhar juntas para realizar uma tarefa. Conforme a revista Forrester Research, Fortune, 1.000 companhias consideram a integração dos aplicativos como sendo o critério mais importante na escolha de um pacote, até mais do que as características individuais de cada produto. Talvez você também deva colocar esse critério no topo de sua lista de critérios.
Aplicativos de qualidade. A base de um bom pacote é a qualidade de cada um de seus produtos individualmente.
Avaliação do fornecedor. Os próprios fornecedores de software (suas políticas de licenciamento e suporte) estão sendo incluídos como parte dos critérios de compra do cliente - mais do que em compras de aplicativos individuais. Conforme pesquisas feitas na International Data Corp., o terceiro fator mais importante na decisão de compra de um pacote é a reputação do fornecedor.

 

 


Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?visaogeraldosoftwareaplicativo.htm