FP - Cadastro de Eventos

 

 

Cadastro de Eventos é, juntamente com o Cadastro de Colaboradores, essencial para o sistema de Folha de Pagamento.

Apresenta variáveis que determinam desde a ordem de execução dos cálculos dos eventos (Características) até o modo como os cálculos serão executados (Macros).

O Sistema apresenta ao usuário, originalmente, os eventos de ocorrência mais comum em uma empresa, cabendo à esse usuário complementar essa lista, adequando a tabela às suas necessidades.

Principais tópicos relacionados ao cadastro de eventos:

marcador

Característica do Evento. Todo evento deve obrigatoriamente estar relacionado a uma característica. Essa característica irá fornecer ao sistema:

1) Ordem de execução. Quando o processo de cálculo de um determinado tipo de folha for disparado, o evento é calculado de maneira ordenada pela característica, evitando que ocorram reprocessos devido a dependências com eventos que sejam calculados posteriormente.

2) Tipo de Evento.

P - Provento.
D - Desconto.
E - Especial.

3) Tipo de Informação. Tipo do valor de referência a ser utilizado para o cálculo do evento.

1 - Dias.
2 - Horas.
3 - Índice.
4 - Quantidade.
5 - Valor.

4) Tipo de Cálculo.

1 - Automático.
2 - Informado.
3 - Automático ou Informado.

5) Quantidade de Eventos.

1 - Múltiplos.
2 - Único.

6) Comprovante de Rendimentos.

marcador

Macros. As macros permite ao usuário montar as fórmulas de cálculo que será usada para cada evento. Todos os cálculos do UtilFolha sao realizados pelas macros. Saber mais sobre macros ...

marcador

Incidências. As incidências determinam em quais bases o valor calculado ou informado do evento irá incidir e se irá ser somado (+) ou subtraído (-) dessas bases. São elas:

-IRRF Mensal.
-IRRF Férias.
-IRRF 13º Salário.
-IRRF Participação nos Lucros.
-INSS Mensal.
-INSS Férias.
-INSS 13º Salário.
-FGTS Mensal.
-FGTS 13º Salário.
-Remuneração RAIS.

marcador

Exclusões. Os eventos também apresentam exclusões, que são configurações que o usuário pode realizar, descartando colaboradores do cálculo do evento. Existem 6 tipos de exclusões:

- Filiais: Pode-se excluir todos os colaboradores de determinadas filiais.

- Tipos de Folha: Pode-se determinar para quais tipos de folha o evento será calculado.

- Tipos de Colaborador: Pode-se excluir os colaboradores de determinados tipos.

- Tipos de Salário: Pode-se excluir os colaboradores que possuam determinados tipos de salário.

- Situações: Pode-se excluir os colaboradores de que estejam em determinadas situações.

- Colaboradores. Pode-se excluir diretamente os colaboradores para os quais não se deseja calcular o evento.

 

 

comercial@utilsoft.com.br