A definição do código do artigo é um dos mais importantes passos da implantação do sistema. Portanto, antes de pensar em cadastrar artigos ou grupos de artigos é necessário pensar em como deve ser o código do artigo.
Configura Cógigo do Artigo
O Sistema dispõe de várias opções para você definir o seu código de artigo, dentre as quais, destacamos algumas a seguir:
• | O código pode ter até 20 posições alfanuméricas; |
• | Pode ser estruturado como um plano de contas, com vários níveis de grupos; |
• | Quando estruturado em grupos, os dois primeiros níveis de grupos podem ficar fora do código; |
• | O código pode ser estruturado para ficar igual ao código do seu principal fornecedor; |
• | O código pode ser dividido em várias partes e você pode inverter a ordem de cada parte; |
• | O código pode ser mascarado com caracteres separadores. |
A maneira como é definido o código dos artigos, seguramente, é um dos pontos mais importantes para o sucesso da Administração e controle dos estoques. Não pretendemos, aqui, ensinar-lhe como administrar o seu estoque, e sim, mostrar-lhe os benefícios que o sistema pode dar, em termos de facilidades em obter resultados gerenciais e operacionais, se tiver uma definição do código bem feita.
A boa definição será conseguida se neste momento você pensar, exatamente, quais as informações que você gostaria de obter com a administração do estoque dos produtos que a sua empresa comercializa.
Para ajudar a compreensão e decidir qual o melhor código para os artigos, demonstramos a seguir, em forma de exemplo, como criar um código de artigo estruturado. No exemplo a seguir, procuramos trabalhar com uma loja de departamentos, porque os produtos deste tipo de empresa são bastante conhecidos da maioria das pessoas que trabalham com administração de estoque. Se sua empresa não trabalha com estes produtos use o exemplo para fazer uma analogia com os seus. Caso ainda não seja possível fazer esta analogia vide o apêndice A no final deste manual, nele colocamos outros exemplos de código de artigo.
A nossa loja de departamentos comercializa eletrodomésticos, confecções e artigos esportivos. Portanto, são três os departamentos existentes na loja. Iniciamos atribuindo um número para cada um, 01, 02 e 03 respectivamente. Estes departamentos são muito abrangentes e concentram um grande número de artigos, optamos portanto, por mais uma separação por seção e também lhes atribuímos números, como segue:
01 Eletrodomésticos
01.01 Som e Imagem
01.02 Lavadoras
01.03 Fornos e Fogões
...
02 Confecções
02.01 Masculinas
02.02 Femininas
02.03 Infantil
...
03 Artigos Esportivos
03.01 Calçados
03.02 Vestuários
...
Além da estrutura organizada por departamento e seção, outras subdivisões podem ser feitas nas seções separando-as por espécies de artigo, vide como ficaria abaixo:
01 Eletrodomésticos
01.01 Som e Imagem
01.01.01 Televisores
01.01.02 Vídeo Cassete e Câmaras
01.01.03 Aparelhos de Som
...
02 Confecções
02.02 Feminina
02.02.01 Inverno
02.02.02 Verão
02.02.03 Meia Estação
...
Podemos ainda, fazer novas subdivisões dentro destas espécies, por marca, por modelo, por cor, etc..., e por último, devemos atribuir um número ao artigo. Se, no nosso exemplo, acrescentarmos uma separação por marca, teremos:
01 Eletrodomésticos
01.01 Som e Imagem
01.01.01 Televisores
01.01.01.001 Sharp
01.01.01.001.001 Televisor Sharp 14" c/ cont. remoto
01.01.01.001.002 Televisor Sharp 14" standart
01.01.01.001.003 Televisor Sharp 20" estéreo
...
01.01.01.002 Philco
01.01.01.002.001 Televisor Philco 14" standart
01.01.01.002.002 Televisor Philco 24" c/controle remoto
...
Podemos perceber que cada parte da divisão, feita no nosso código, representa um tipo de informação sobre o artigo. Estas divisões podem ser maiores ou menores dependendo do tipo de produto que a sua empresa trabalha e a forma que pretende organizá-los.
Você deve estar preocupado com o tamanho que vai ficar o código dos seus artigos. Não se preocupe com isso, porque o sistema gera, automaticamente, um código reduzido que pode ser utilizado para identificação dos artigos, em todas operações que se fizer necessárias. Se preocupe apenas em definir um código coerente com as suas necessidades, sem fazer divisões desnecessárias. Você tem até 20 (vinte) posições para fazer isso.
Chamamos de GRUPO a primeira parte do código do artigo, dos exemplos mostrados acima, e de SUBGRUPOS as partes seguintes.
Com esta estrutura destacamos a seguir algumas das vantagens oferecidas pelo sistema:
• | Se for preciso incluir um novo artigo, uma nova seção ou marca, basta atribuir-lhe um número, respeitando a sua hierarquia e pronto, automaticamente, ele se ajusta dentro da estrutura; |
• | Independente das inclusões, alterações e exclusões de artigos, o cadastro permanecerá sempre em ordem; |
• | Considerando que a maioria dos relatórios e consultas são ordenadas pelo código do artigo, esta organização lhe permitirá uma fácil localização de qualquer artigo; |
• | Os Relatórios padrões, na sua maioria, possuem totais e resumos por grupos e subgrupos; |
• | Para cada nível de grupo e subgrupo é criado um variável para ser usado no Gerador de Relatórios. Com este recurso você pode criar seus próprios relatórios e resumos. |
Uma vez definido como será o seu código de artigo, é necessário fornecer algumas informações ao sistema, para que ele possa criar a sua estrutura de cadastro no computador.
Responda as perguntas e forneça as informações conforme solicita o form de configuração mostrado na figura 1. Havendo dúvidas quanto ao preenchimento, consulte o Help sensível ao contexto.
Consulte mais detalhes sobre:
Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?defineocodigodoartigo.htm