A máscara é uma forma de configurar o código do cliente em partes com significado específico, como: determinar grupos e subgrupos identificados para os clientes. Estas partes permitem a apuração de muitos resultados em relatórios e consultas. Neste guia e nos manuais de cada sistema você encontrará mais detalhes e exemplos do uso dos grupos de clientes. A seguir algumas das características disponíveis na configuração da máscara:
• | A máscara pode ter até dez partes, separadas por qualquer um dos seguintes caracteres separadores: " " (espaço), "." (ponto), "-" (traço), "/" (barra), ou "," (vírgula); |
• | O tamanho da máscara pode ir até 20 caracteres incluindo os separadores; |
• | As partes da máscara podem determinar uma ordenação diferente para o código do cliente. |
A seguir alguns exemplos de como fica a ordenação dos clientes dependendo da máscara que for criada:
Exemplos:
Determinando uma máscara normal com duas partes "11.2222", sendo a primeira parte um grupo e a segunda uma seqüência numérica, teremos os clientes ordenados numericamente pela primeira parte e depois pela segunda, como na relação a seguir:
CÓDIGO DO CLIENTE
01.0001 Cliente C
01.0009 Cliente G
01.0012 Cliente A
01.0013 Cliente B
01.0032 Cliente E
01.0203 Cliente D
01.1140 Cliente F
02.0003 Cliente H
02.0040 Cliente I
Se invertermos os números das partes na máscara para "22.1111" teremos uma ordem diferente dos clientes. A inversão dos números da máscara, faz com que os clientes sejam ordenados primeiro pela seqüência, independente do grupo. Esta forma de mascarar o código pode ser interessante, se pretender manter uma seqüência sempre crescente do código do cliente, mas também deseja ter a separação do código por grupo.
CÓDIGO DO CLIENTE
01.0001 Cliente C
03.0002 Cliente J
02.0003 Cliente H
01.0009 Cliente G
01.0012 Cliente A
01.0013 Cliente B
01.0032 Cliente E
02.0040 Cliente I
01.0203 Cliente D
01.1140 Cliente F
Mensagens de Erro ou Alerta:
• | Cadastro já possui xxx clientes cadastrados. Deseja realmente mudar a máscara do código? <S/N> :. Após já ter cadastrado algum cliente e tentar alterar a máscara do código, o sistema o alertará o fato de já existir xxx clientes e pede sua confirmação para continuar o processo. A mudança da máscara pode provocar a perda de alguma parte do código e com isto gerar algum código igual para clientes diferentes. Isto ocorrendo o cliente é mantido, mas não será encontrado pelo código normal, somente pelo código reduzido ou as outras chaves de acesso. |
• | Confirma a reorganização do Cadastro de Clientes? <S/N> :. Quando alterou a máscara do código, o cadastro terá que ser reorganizado, para isto o sistema pede mais uma vez a sua confirmação. |
Page url: http://utilsoft.com.br/help/index.html?mascaraparaocodigodocliente.htm